MultiCheats

Welcome! Please take a second to register.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Convidad 

em Sab Fev 11, 2012 8:35 pm


Convidado
Se você instalou pelo menos uma ventoinha auxiliar em seu PC, você deve ter percebido que o seu micro ficou muito mais barulhento. Ventoinhas extras são ótimas para melhorar a circulação de ar no gabinete e evitar o superaquecimento da máquina, mas seu grande inconveniente é o seu nível de ruído, isto é, o seu micro fica mais barulhento. Dependendo do tipo e da quantidade de ventoinhas que você adicionou ao seu gabinete, muitas vezes trabalhar no micro pode se tornar uma tarefa insuportável pela barulheira que o micro passa a fazer.

A solução para esse problema é bem simples: diminuir a velocidade de rotação da ventoinha auxiliar quando o micro não está operando em "carga total". Girando mais devagar, a ventoinha emite menos ruído. Quando você precisar de uma dissipação térmica maior (por exemplo, quando você está jogando o seu jogo 3D preferido e/ou quando você está fazendo um overclock), aí sim você pode colocar as ventoinhas rodando em suas velocidades máximas. Mas como fazer isso?

Algumas ventoinhas topo de linha vêm com controle de velocidade, e alguns fabricantes desenvolveram circuitos para o controle da velocidade da ventoinha, como é o caso da Cooler Master (entre em http://www.coolermaster.com e veja os produtos Aerogate e Musketeer).

Só que esses produtos, além de caros, são raros no Brasil. Então o que fazer? Hoje nós ensinaremos a você a montar um sistema de controle de velocidade de ventoinhas. Você verá que é muito mais simples do que parece, e o custo é muito mais acessível do que as soluções prontas existentes no mercado. Você precisará ter experiência em soldagem de componentes eletrônicos; se você não tiver, peça ajuda a um amigo que saiba manejar um ferro de solda.

O único componente que você precisará comprar é um potenciômetro de 100 ohms linear de 5 watts, componente encontrado com facilidade em lojas de componentes eletrônicos (Rua República do Líbano no Rio de Janeiro e Rua Santa Ifigênia em São Paulo). Cuidado para não comprar um potenciômetro do tipo logarítmico, este tipo de potenciômetro não funcionará corretamente neste circuito. Você também precisará comprar meio metro de fio para fazer as ligações necessárias. Você também pode aproveitar e comprar um botão (chamado knob) para colocar no pino central do potenciômetro.

A ligação é simples. O fio que alimenta a ventoinha precisará ser cortado ao meio, para a instalação do potenciômetro. Esse fio é o de cor vermelha no caso de ventoinhas que são ligadas diretamente à placa-mãe (plugue de três pinos) ou amarela no caso de ventoinhas que são ligadas diretamente à fonte de alimentação (plugue de quatro pinos).

Desencape a extremidade de cada pedaço de fio resultante do corte e faça a ligação do potenciômetro, como mostramos na figura. O fio marcado com 1 deve ser ligado a um dos fios resultantes do corte descrito e o fio marcado com 2 deve ser ligado ao outro fio resultante do corte. Não se esqueça de isolar todas as emendas com fita isolante.




Figura 1: Potenciômetro para controlar a velocidade da ventoinha.

Para melhor controle, o potenciômetro pode ser instalado na frente do gabinete, em uma das baias de 5 1/4" que não estiver sendo usada. Basta fazer um furo na tampa plástica existente e instalar o potenciômetro.

Se você tiver mais de uma ventoinha que você queira controlar a velocidade de rotação, basta repetir o processo, instalando um potenciômetro para cada ventoinha.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum